terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como fazer composto orgânico com minhocas


Hoje em dia palavras como ecologia e sustentabilidade estão cada vez mais afloradas no cotidiano. Muita gente busca alternativas que degradem menos o ambiente, o que determina uma melhor qualidade de vida, não só para os Homens quanto para os animais e plantas.

Uma alternativa simples, que pode reduzir em até 70% na produção do lixo doméstico é a utilização de um minhocário, um composto orgânico em que as minhocas comem o lixo orgânico e produzem um ótimo adubo. Provando que na natureza nada se cria, tudo se transforma.

O minhocário pode ser construído em casas ou apartamentos, ele não produz cheiro se for devidamente tapado. Ele também deve proporcionar escuridão e umidade para que as minhocas não morram, pois a claridade pode queimar a pele que recobre o seu corpo. Nele podem ser colocados restos de comida, como frutas verduras, além de folhagens, restos de plantas do jardim e quaisquer alimentos exceto carne.

Como fazer um minhocário


Um modelo simples pode ser construído utilizando:

3 Caixas modulares ou baldes com tampa que se encaixam (todos de cor escura);

1 Torneira de filtro de água;

Minhocas;

Terra;

Furadeira.

Modo de fazer


O primeiro passo é separar as três caixas modulares. Com a furadeira faça vários furos no fundo de duas delas e nas bordas (esses devem ser menores para passagem de ar).  Na última caixa, que ficará em baixo, faça um buraco maior em um dos lados e fixe nele a torneira.

O próximo passo é fixar todas as caixas de forma a ficarem bem firmes, você pode usar um arame para prender, mas lembre-se que eles não devem ficar muito firmes, pois será preciso retirar as caixas periodicamente.

A terra com as minhocas fica na caixa de cima. Ela deve ficar disposta a uma altura de aproximadamente dois dedos. Na caixa do meio você pode colocar mais terra casos queira obter como resultado o húmus, a conhecida terra preta, se quiser apenas o adubo, não é necessário colocar a terra.

Despeje os resíduos orgânicos como restos de frutas e verduras, folhas e cubra o lixo com serragem, folhas secas ou papel picado para que o sistema fique mais arejado. Uma cobertura de plástico também pode ser usada desde que não aumente muito a temperatura do sistema.

Recomendações


Os furos servirão para que o adubo produzido pelas minhocas possam seguir para a caixa do meio, enquanto a torneira serve para que a parte líquida residual possa ser colocada em potes ou envazadas, já que esse resíduo também pode ser usado como adubo. Esse líquido pode ser usado, inclusive para regar as plantas. 

Quando a parte de cima estiver cheia, você pode passar parte do conteúdo para a caixa do meio ou mesmo trocar uma pela outra, pois as minhocas que estão no meio podem sobem pelos furos e voltar a fazer a compostagem.

Importância dos minhocários


A utilização de minhocários para a compostagem de lixo pode ser muito interessante para diminuir a produção de lixo nas grandes cidades, tendo em vista que 70% do lixo produzido por uma residência é lixo orgânico e pode ser reciclado na própria residência, sem a necessidade de jogar o lixo fora.


Os minhocários podem representar um grande passo para uma sociedade com maior responsabilidade na ecologia, sobretudo pela grande contribuição que pode ser feita para os animais e plantas, que não terão seu habitat removido para a o despejo de lixo e o surgimento de aterros sanitários.

Sem comentários:

Enviar um comentário